Foi realizado em Brasília, na CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, o Seminário Internacional dos Comerciários, nos dias 23 e 24 de junho.
Os comerciários de Curitiba estavam representados pelo seu Sindicato, através do Presidente Ariosvaldo (Ari), do Diretor Leandro e do Dr. Valdir, do Departamento Jurídico, que juntamente com mais de 400 pessoas entre comerciários, autoridades e sindicalistas do Brasil e de outros Países foram participar deste grande Evento.
Foram discutidos diversos assuntos de interesse dos comerciários de todo o mundo.
O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, em seu discurso, falou das dificuldades enfrentadas pelos comerciários mundiais, especialmente no Brasil, que vive um momento crítico com a aprovação de leis que retiram direitos dos trabalhadores.
“Vivemos um momento social e político de suma importância em nosso País. Vivemos o pior da crise, com demissões, jornadas exaustivas, perdas de direitos e garantias constitucionais. O setor empresarial e as multinacionais ditam as regras que os trabalhadores serão obrigados a seguir. Nunca foi tão importante mantermos a união da nossa categoria, transformar as nossas pautas em bandeiras comuns, com ações articuladas, com verdadeira união de discurso e ação”, disse o presidente da CNTC.
O presidente do Sindicato, Ariosvaldo (Ari), também fez uso da palavra, enaltecendo o Evento que reuniu sindicalistas de diversos Países. Ressaltou que nós brasileiros vivemos momentos muito difíceis, com mudanças em nossa legislação trabalhista, fazendo com que os trabalhadores percam grandes conquistas que conseguimos ao longo do tempo.
Participaram do Seminário palestrantes nacionais e estrangeiros, que foram debater os conhecimentos adquiridos em cada país, formando propostas para ações futuras, em favor de uma Agenda do Trabalho Decente.
Fotos: CNTC.
Foi realizada dia 07 de agosto, a Plenária Estadual da Força Sindical do Paraná, para discutir a situação política e econômica do Brasil, desemprego e direitos trabalhistas. Compareceram diversos sindicalistas do Estado e representantes do Sindicom.
Na foto o Ex-Ministro Rogério Magri e Serginho do CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), juntamente com os companheiros do Sindicom, Renato, João e Josevaldo.
.
O presidente do Sindicato, Ariosvaldo Rocha (Ari) e o vice-presidente José Milton, estiveram participando em Brasília, do “Seminário Nacional em Defesa da Jornada Justa com Descanso aos Domingos”, organizado pela CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.
Esse Seminário contou com a participação de diversos diretores dos Sindicatos dos Empregados no Comércio das Capitais, vinculados a CNTC.
Os sindicalistas foram debater em Brasília, uma jornada justa de trabalho com a garantia do descanso aos domingos.
O representante da FECEP – Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, Dr. Cláudio Socorro de Oliveira, ministrou a palestra “A Luta pelo Descanso Hebdomadário aos Domingos e Instrumentos para sua Garantia”.
A segunda palestra do Evento foi ministrada pelo Desembargador do TRT da 4ª Região – RS, Dr. Luiz Alberto de Vargas, com o tema “O Papel das Leis Municipais na Regulamentação do Horário do Comércio, no que se Refere o Parágrafo 6º da Lei 10.101 de 2.000, do Art. 30, inciso 1º da CF/88 e da Súmula Vinculante Nº 38, do STF (antiga Súmula 645)”.